Que interessante. No acervo de fotografias
da Fundação Joaquim Nabuco, encontrei essas duas imagens de rótulos de cigarros fabricados
nas cidades de Cajazeiras e Sousa. Os supostos impressos dos produtos originários das vizinhas cidades, parecem ser anúncios publicitários, divulgados em algum órgão noticioso, em circulação no passado, na região de Sousa e Cajazeiras.
Os rótulos, talvez seja também, ilustrações das embalagens ou das caixas dos cigarros. Foram confeccionados a partir do uso da técnica de
impressão litográfica. Sendo que, especificamente, o rótulo do cigarro fabricado em Cajazeiras, feito em cores; e o de Sousa, em Preto e Branco. É o que consta na ficha catalográfica dos impressos, no site da Fundação Joaquim Nabuco.
Como se ver nas imagens acima, a arte nos rótulos, apresenta um desenho
diferenciado, porém representativo, simbólico, com ilustrações e temática bastante
comum nas gravações do final do século XIX (período Imperial) e primeiras décadas do século XX, quando o Brasil trocou a monarquia por um regime político republicano. Os impressos originais, pertencem ao colecionador Brito Alves, conforme ficha catalográfica. O acesso as imagens, só é possível através da caixa/menu de busca do site da fundação, digitando as palavras 'Cajazeiras, Paraíba'.
Conforme os rótulos, o cigarro cajazeirense, se chamava ‘A Flor do Brasil’ e tinha a marca ‘As Duas Coroas’ fábrica de cigarros Rozado e Irmão, como fabricante. Já o manufaturado na vizinha cidade de Sousa, tinha o nome de 'Cigarros Sertanejos' e, era fabricado na cidade sorriso por A. J. de Mello. Provavelmente, os cigarros eram distribuídos e vendidos no comércio das duas cidades e nas cidades circunvizinhas.
D E I X E O S E U C O M E N T Á R I O
Imagens: Acervo da Fundação Joaquim Nabuco / coleção Brito Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário