sexta-feira, 5 de maio de 2023

A força do absurdo

 por: Vilma Maciel

Teatro do Absurdo. Foto publicada pelo Centro Cultural Avaré, São Paulo, 2017. 


O absurdo é a antítese da razão. É a negação da lógica, a subversão do senso comum.
Nesse novo tempo de modernidade, da tecnologia, o mundo desafia nossa compreensão e, nos convida a abandonar as certezas que nos confortam.
Modernidade tanto quanto exagerada, o absurdo está presente em todos os lugares, coisas e situações. Na política, economia, cultura, na vida cotidiana e, principalmente no modismo.
É como se a realidade tivesse se desconectado da razão, tal qual uma colagem de fragmentos desconexos.
Nos negócios, o absurdo se manifesta na busca incessante pelos os lucros, não importa os valores éticos e a responsabilidade social, é um caos.
Na política, o absurdo se traduz em promessas vazias, discursos demagogos e corrupção, longe da realidade social. Cada novo governo, uma nova expectativa de mudanças.
Na cultura o absurdo se manifesta em obras que desafiam as convenções e normas éticas.
A arte busca provocar, questionar os valores e ideias dominantes. A Literatura se recusa contar histórias lineares, prefere explorar a outra face mais sombria da alma humana.
O Romantismo foi-se... O amor líquido lidera, o ficar surgiu sacudindo a juventude ‘frenetizando’ a adolescência. O erotismo cresceu, explodiu.
A leitura caminha doente, quase não se lê mais. Os textos encurtaram, a cultura digital tomou o lugar dos livros, é quase uma falência intelectual, a internet tá aí para oferecer tudo pronto.
O absurdo também pode ser uma fonte de humor e criatividade. O riso surge da contradição do inesperado, da nudez provocadora. A imaginação se liberta da lógica, do pudor e inova no surpreendente.
O mundo não é simples, a vida não se reduz mais a fórmula, absurdo ou não, aceitar ou não, o mundo é provocador.
O mundo atual nos convida a olhar para além das aparências e buscar novas formas de compreender a realidade.
O absurdo é um desafio constante, mas também, uma oportunidade de descoberta e de renovação. A chance de experimentar novas ideias, explorar novas possibilidades, aceitar e reinventar o mundo.

.....................................................
Vilma Maciel é escritora, nasceu em Cajazeiras, mas é radicada na cidade de Juazeiro do Norte/CE.




Nenhum comentário: