terça-feira, 27 de dezembro de 2022

REMA concede título de Mestres das Artes para Dona Lourdinha



O Registro de Mestres e Mestras das Artes da Paraíba (Rema) ganhou seis novos nomes. Nessas indicações aprovadas pela Comissão Executiva do programa e ratificadas pelo Conselho de Política Cultural do Estado (Consecult), está o nome da artesã Maria de Lourdes Souza Mariano - Dona Lourdinha, tradicional louceira de Cajazeiras. Dona Lourdinha é uma remanescente das vinte e uma louceiras de barro, que produzia e vendia suas peças (ou ainda vende) todos os sábados, no meio da rua, na feira livre de Cajazeiras, mantendo uma tradição de muitas décadas na cidade.  

O (Rema) Registro de Mestres e Mestras das Artes da Paraíba é um projeto do Governo do Estado, coordenado pela Secult/PB, criado com Lei de nº 7.694 - A chamada Lei Canhoto da Paraíba. O objetivo é proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais paraibana. Através do Registro no Livro, pessoas que contribuam há mais de 20 anos com atividades culturais no Estado, mais especificamente nas áreas de dança, brincadeiras, músicas, folguedos, artes visuais e outras atividades que por tradição oral, recebem e repassam para as novas gerações, são agraciadas com o título de “Mestres e Mestras” ao terem suas artes reconhecidas pelo Conselho de Política Cultural do Estado.

Particularmente, esse espaço, em nome dos setores produtivos da cultura cajazeirense, parabeniza a artesã Maria de Lourdes Souza Mariano - Dona Lourdinha, nossa principal referência, hoje, na produção desse tipo de cerâmica na cidade e na região, por tão importante conquista. Portanto, uma vez Mestre das Artes na Paraíba, agora seria a vez do município, através da sua Câmara Municipal, outorgar a Dona Lourdinha, comendas locais, como forma de referendar esse título. Ou seja, da mesma forma como foi feito para os nossos talentosos artistas das artes cênicas. 

Cleudimar Ferreira.




Nenhum comentário: