domingo, 31 de julho de 2022

A VOLTA DO CINE AÇUDE GRANDE



O FESTIVAL

O Cine Açude Grande, que me parece ser o único festival de cinema que temos até agora em Cajazeiras, volta esse ano de 2022, depois de dois anos sem ser realizado por motivos da crise epidêmica que passamos. O evento vai acontecer entre os dias 10 e 13 de agosto, com a realização de uma série de eventos, que ilustrarão o festival, como: Oficinas, Debates, Workshops e Exibição de filmes distribuídos nas mostras de: cinema paraibano; mostra nacional; mostra infantil e mostra feminina. Segundo informações de pessoas ligadas ao festival, as exibições, acontecerão nas ruas; na quadra da Praça do Leblon e nas escolas. Ou seja, o evento vai ser uma festa do cinema na cidade.

A HOMENAGEM

Natural de Cajazeiras, Eliezer Rolim (in memoriam) foi dramaturgo - atuou como diretor teatral, cenógrafo, produtor e roteirista, tendo sido autor de vários textos teatrais de sucesso do teatro paraibano, como as peças Beiço de Estrada, Até Amanhã, Drops do Harlem, Homens de Lua, Os Anjos de Augusto, Sinhá Flor, Como Nasce um Cabra da Peste, Estrelas ao Relento, Adeus Mamanita e outras. Foi cineasta, tendo com destaque a realização dos filmes O Sonho de Inacim, Beiço de Estrada e média-metragem Eu Sou o Servo. Recebeu vários prêmios importantes do cinema e do teatro. Era professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB desde 1993 e ministrava disciplinas principalmente nas áreas de desenho e história da arquitetura e urbanismo. Nessa mesma instituição deu aulas no curso de especialização em Representação Teatral no Departamento de Artes. Foi também coordenador do Teatro Minerva, da cidade de Areia. Era membro da Academia Paraibana de Cinema.


A CURADORIA

A curadoria do festival está composta e formada por um time de parceiros muito especiais e queridos, que amam ver filmes, discutir e fazer cinema. Mais do que isso, possuem uma sensibilidade incrível para essa missão, que são Ana Isaura Dinniz, Eripetson Lucena e Marcílio Garcia de Queiroga.
Ana Isaura Dinniz é Realizadora, Diretora de Arte e Figurinista de Audiovisual e Teatro desde 1998. Ao longo de 25 anos de carreira, trabalhou em cerca de 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens - ficcionais e documentais. Foi Diretora do Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba - FUNESC (2010-2011).
Eripetson Lucena é paraibano de Patos, historiador por formação, trabalha com educação há mais de vinte anos, apaixonado por transcultura e cinema. Já compôs a curadoria de Festivais interioranos como Cinema com Farinha, Cine Açude Grande e Curta Coremas.
Marcílio Garcia de Queiroga é professor do Curso de Licenciatura em Letras da UFCG. Atua na área de Língua Inglesa, Tradução e Literatura Infanto-juvenil. É amante das artes visuais, da literatura e atrevido na área do desenho e da pintura.

A PROGRAMAÇÃO (Click nas imagens abaixo para melhor ver)

Nenhum comentário:

Postar um comentário