terça-feira, 31 de maio de 2022

CINE SÍTIO EM NAZAREZINHO, FARÁ HOMENAGEM A CASA ONDE MOROU O CANÇACEIRO CHICO PEREIRA

 


Passada a pandemia, o município de Nazarezinho promove a volta do CINE SÍTIO (festival de cinema) e nessa versão, o evento vem cheio de novidades. Uma das novidades está no empenho que o CINE SÍTIO irá fazer, para manter uma agenda permanente de discursão e fiscalização em defesa da preservação e restauração da residência onde viveu o cangaceiro Chico Pereira, localizado na antiga fazenda Jacu.

A casa foi tombada pelo patrimônio histórico e Artístico da Paraíba através de decreto-lei que foi publicado no Diário Oficial do Estado, um dia depois do aniversario de emancipação politica da cidade. Pelo decreto, ficou o patrimônio histórico paraibano, responsável pela fiscalização e orientação das reformas e dos projetos de restauração no local. O tombamento tem como objetivo a preservação do local, pois a citada residência faz parte da memória de Nazarezinho e é parte da história da cidade.

A casa onde morou Chico Pereira é uma construção antiga e, o interesse de sua preservação está no fato que a mesma foi cenária de disputas e acontecimentos históricos e um desses, foi envolvendo de Chico Pereira com o famoso cangaceiro Lampião, já que a casa foi ponto de apoio do bando de lampião para arquitetar a bem sucedida invasão da cidade de Sousa.

O imóvel é uma referência que ajuda a contar e, também entender, como foi à história do cangaço na Paraíba. A intenção do CINE SÍTIO em homenagear esse monumento, está no interesse e na luta pela sua restauração, já que a casa encontra-se em estado de total de abandono, precisando de uma reforma urgente.

Essa 6ª edição do CINE SÍTIO, acontecerá entre os dias 16 e 18 de junho, com acesso gratuito a todos e, com programação estendidas para os Sítios Cedro dos Luiz, Cedro de Cima e Sítio Caiçara.

Cleudimar Ferreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário