sexta-feira, 25 de março de 2022

MEU RECORTE VI

......................................................................

Click na imagem. Resolução 100% para Smartphone  

EM DESTAQUE:

O TAC presente ao Centenário de Sousa

Mais uma vez recorremos as páginas do semanário Flash, órgão noticioso do Atlético Cajazeirense de Desportes, em circulação na década de 50, para fazer uma leitura do que foi destaque no ano de 1954, mas precisamente entre os meses de maio e junho desse ano.

Já que o jornal era publicado por uma agremiação esportiva, o mais contudente seria ver no seu conteúdo, uma amaior quantidade de matérias ligadas ao mundo dos esportes. Porém com Flash, parece que não era bem assim e, suas prioridades, eram outras e não somente o esporte. Por ser assim, o jornal divulgava tudo que era destaque na sociedade cajazeirense, como está bem confirmado nessa página do jornal de 1954, há quase exatos 68 anos passados.

Sendo Cajazeiras uma cidade onde a paixão esportiva de sua população era, e sempre será o futebol, essa atração do seu povo era acrescida por outras atividades, como por exemplo a cultura, aqui especificamente exposto nesse recorte, o teatro e seus atores amadores.

Nessa página, essa segunda paixão do cajazeirense se revela, com o registro da ação do TAC - Teatro de Amadores de Cajazeiras, na cidade e na região. E o Flash não deixou passar, quando publicou uma nota que anunciava a ação do TAC, na vizinha cidade de Sousa. Diz a pequena matéria: O TAC presente ao centenário de Sousa. 

E segue o seu conteúdo: “Em dias dessa semana, foram, afinal, concluídos os últimos entendimentos para a exibição em Sousa, no próximo dia 11 de julho, o conceituado Teatro de Amadores de Cajazeiras, que encerara, ali, uma das peças de eu escolhido repertorio”.

Pelo que diz a notinha, o TAC era um grupo atuante, respeitado e que carregava na sua mochila, um programo vasto com várias peças montadas a oferecer para qualquer tipo de público. Isso demonstra que o teatro em Cajazeiras tem sido o sague azul a correr pelas veias de sua população. 

Esse pensamento, historicamente se confirma, com a ação dos Liras - Nanego, Soia, Buda Lira e, na gangorra do tempo, pelos seus patriarcas, aqui sito nomes como Íracles Pires, que fora diretora do TAC; Ubiratan di Assis e Eliezer Rolim. O estrelato isolado de nomes como Marcélia Cartaxo, Ana d’Lira, Sávio Rolim, Raquel Rolim, Suzy Lopes e agora, Thardelly Lima, integrante do cast da novela das seis, na Tv Globo. 

Cleudimar Ferreira



 Imagem: Acervo de Francisco Frassales Cartaxo

Nenhum comentário: