segunda-feira, 25 de outubro de 2021

MEU RECORTE I

........................................................................................................................

Click na imagem. Resolução 100% para Smartphone


MEU RECORTE: (Jornal A União) Em 1979, há 42 anos, o Cineclube Wladimir Carvalho, fundado  em Cajazeiras, em 1976, por Marcus Luiz, Nonato Guedes, Ubiratan di Assis e outros; estava com suas atividades completamente paralisadas. Até esse ano, quase que desativado, sem patrimônio nenhum, o talvez primeiro cineclube fundado na Paraíba, vivia de reuniões e encontros dos seus membros-integrantes, para debater conteúdos de filmes considerados de artes que vez por outra era inserido na programação comercial dos cinemas da cidade. Pois bem! Nesse ano de1979, Eugenio Alencar, Eu e Petrus Alencar (irmão de Eugenio), reativamos o mesmo e partimos para dar ao Cineclube Wladimir Carvalho, um caráter mais social e politico no material que era exibido. 

Para esclarecer melhor, que o mesmo não fosse só um espaço de discussão de cinema, mas que também fosse uma entidade que promovesse de forma democrática, o debate de temas de real interesse do público trabalhador em geral. Para tanto, através da boa amizade de Eugenio com dois professores da FAFIC, de nacionalidade alemã, conseguimos como doação no Instituto Goethe Alemã, dois projetores de 16 mm e várias curtas metragens produzidos pelo cinema alemão. Além disso, foi doada pelo Sindicato dos trabalhadores Rurais de Campina Grande ao cineclube, uma cópia do documentário “O que eu conto do Sertão é isso”. 

Todo esse material educativo e esclarecedor do debate politica social do final dos anos 70 e primeira metade dos anos 80, foram exibidos em seções noturnas nas associações comunitárias e classistas, bem como em sindicatos de trabalhadores rurais de Cajazeiras e cidade circunvizinhas. Para mim, foi melhor período desse primeiro clube de cinema fundado no Sertão paraibano. Em 1985, tive que deixar Cajazeiras, me desligando da cidade e do cineclube - que anos depois, teve seus projetores e outros materiais anexados a UFCG. Hoje o mesmo está desativado. O RECORTE de A União registra a reabertura do Cineclube com a exibição do filme: "O estranho caminho de São Tiago" do diretor espanhol Luis Buñuel. 

MINHA CARTEIRINHA DE SÓCIO 




imagem: Acervo Cleudimar Ferreira

Nenhum comentário: