sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

CAJAZEIRAS AGORA TEM UMA ACADEMIA DE ARTES E LETRAS




Foi criada essa semana em Cajazeiras, (dia 17/01/2019), a ACAL - Academia Cajazeirense de Artes e Letras. A assembleia aberta, formadas por artistas, jornalistas e escritores que possibilitou a fundação da entidade, ocorreu no Centro Cultural Zé do Norte. No congregado da intectualidade cajazeirense, foram discutidos temas como: os critérios para ingresso na academia e o estatuto que regulamentará o seu funcionamento.

Também foram definidos os nomes dos 40 patronos e dos primeiros “imortais” que ingressarão na entidade. Destacam entre os patronos, nomes históricos para Cajazeiras, como do poeta Cristiano Cartaxo; do educador e fundador da cidade, Padre Inácio de Souza Rolim; o do historiador Deusdedith Leitão; o nome da primeira professora, Vitória Bezerra; da teatróloga Íracles Brocos Pires; o do primeiro bispo diocesano da cidade, Dom Moisés Coelho; e o nome do compositor e folclorista, Alfredo Ricardo do Nascimento (Zé do Norte)

Na lista dos primeiros “imortais”, figuram jornalistas, escritores, poetas, artistas, historiadores, como Nonato Guedes, Gutemberg Cardoso, Pepé Pires, Mariana Moreira, Eliezer Rolim, Betrand Lira, Josival Pereira, Cristiano Moura, Linaldo Guedes, Naldinho Braga, Irismar di Lyra, entre outros. 

Na ocasião, foi constituída de forma democrática, transparente a primeira diretoria da Acal, com os cargos assim determinados: Presidente, Francisco Sales Cartaxo (Frassales); Vice-Presidente, Ubiratan di Assis; Primeiro Secretário, Francelino Pereira; Segundo Secretário, Linaldo Guedes; Tesoureiro, Reudesman Lopes; Diretor de Cultura, Gildemar Pontes; Diretor de Comunicação, Lenílson Oliveira; Diretor de Eventos, Aguinaldo Rolim; Conselheiros: Chagas Amaro, Tantino Cartaxo e José Antônio de Albuquerque.

A partir de agora, os dirigentes da Acal terão como trabalhos prioritários, a elaboração e finalização do estatuto; a preparação dos perfis dos patronos. Depois, aprontar a programação de instalação definitiva da entidade, e dentro dessa mesma programação, dá posse coletiva dos seus membros, que acontecerá, tal vez, entre os meses de abril e maio deste ano.

por Cleudimar Ferreira

DEIXE O SEU COMENTÁRIO






Nenhum comentário: