por: Cleudimar Ferreira
Imagem atual da Igreja de Cococi/Ceará, construída em 1771.
O historiador cajazeirense
Deusdedit Leitão, dedicou em “O Educador dos Sertões”, um capítulo aparte para
desmistificar a precipitada, embora bem intencionada frase: “Padre Rolim era
também pintor”, citada pelo Padre Heliodoro Pires, no seu livro “Padre Mestre
Inácio Rolim”, que é considerado um dos primeiros arquétipos de ensaio biográfico
sobre a vida e obra do Padre Rolim.
No livro que foi
editado pela primeira vez em 1916 e reeditado com uma versão mais atualizada, em
1990, por Sebastião Moreira Duarte, o Padre Heliodoro Pires, com a sua
direcionada frase, quis elevar mais ainda do que já era naquela época, o nome
do Padre Rolim, ascendendo uma polêmica ao assegurar que informações colhidas
junto ao Padre Silvano de Sousa, na época vigário de Tauá/Ceará, que o Padre de
Cajazeiras depois de sucessivas viagens a Cococi, também no Estado do Ceará, tinha feito
pinturas na igreja daquela cidade; e que as referidas pinturas tinha sido
preservadas por ele, após sucessivas reformas feitas na citada igreja.
São essas as únicas gravuras preservadas, existente na igreja de Cococi/CE.
Segundo confidenciou o Padre Silvano de Sousa ao Padre Heliodoro Pires,
elas talvez teriam sido feitas por Padre Rolim.
Outro autor a
acrescentar também a figura do Padre Rolim, devaneios dons para habilidade
artística, foi o Cônego Florentino Barbosa, que em um artigo escrito sobre as
relíquias deixada pelo Padre Rolim, descreveu que em um missal confeccionado e deixado
pelo padre e manuseado por ele, encontrou um quadro pintado a lápis executado pelo
referido sacerdote, cuja temática religiosa explorada, representava a morte de
Cristo, assistido por São João e Nossa Senhora.
Cauteloso com
essas afirmativas, Deusdedit em “O Educador dos Sertões”, foi objetivo ao
tratar do assunto: “Não podemos, conscientemente, atribuir ao Padre Rolim esse
mérito artístico de pintor”. E acrescenta “Poderia ele (se referindo ao Padre
Rolim) quando muito, ter se dado a trabalho rudimentares na falta de
profissionais que executassem as tarefas circunstancialmente exigidas em sua atividade
de educador e capelão”.
É evidente que
tanto Heliodoro Pires como Florentino Barbosa, por falta de uma maior vivência
e de conhecimento do que seja o processo de criação artística; principalmente
no caso do Cônego Florentino, que devia perceber que pintura não se faz com lápis e
sim com tinta e pincel, e que com lápis só se faz desenho; tenham se arriscado em
atribuir ao Padre Rolim, esse feito, esse dom, em um tempo em que a Paraíba, o
muito que se produzia nessa linguagem, era as elementares pinturas de retratos,
executadas por isolados artesões da fotografia, atuantes principalmente nos
centros mais desenvolvidos do Estados. Fora isso, os poucos trabalhos de
pinturas elaboradas prioritariamente nas Igrejas pelo interior da Paraíba, são quase todas de autorias de aventureiros artistas vindos de fora.
Imagem antiga da Igreja. |
Se essa foi a
vontade do Padre Rolim, de querer experimentar a execução de uma tarefa que ele
achava que naquele momento estava apto a fazê-la, foi solidária a sua atitude e
merece dentro da história o seu registro, mas assegurá-lo o título de artista,
ou de pintor como quis o Padre Heliodoro, é no mínimo uma atitude visionária e
descabível dentro do conceito que se tem, sobre o que é um ser um artista.
Na busca de informações
que teste ou não a frase escrita pelo Padre Heliodora Pires no seu livro,
procurei pesquisar sobre a existência da Igreja de Cococi/CE e das tais
pinturas atribuídas ao Padre Rolim. De fato, a Igreja construída em 1771, ainda
existem, embora a cidade tenha sida extinta por força de um decreto federal. No
interior da mesma há umas gravuras de estilo não definido, de temática religiosa
– percebe-se claramente ser imagens de anjos, que parece não ser recentes, já
que a coloração dos desenhos inclina para um tingimento antigo, desgastados
pelo tempo, impregnado em um reboco que já absorveu várias camadas de cal.
Observando bem as imagens, é visível que o interior da igreja passou por várias reformas e pinturas durante décadas e que as gravuras existentes no seu interior, parece terem sidas preservadas. Se esses são os tais desenhos atribuídos ao Padre Rolim, só uma investigação mais apurada no local, poderá afirmar se os mesmos foram feitos ou não pelo mesmo, na época em que era vivo.
Observando bem as imagens, é visível que o interior da igreja passou por várias reformas e pinturas durante décadas e que as gravuras existentes no seu interior, parece terem sidas preservadas. Se esses são os tais desenhos atribuídos ao Padre Rolim, só uma investigação mais apurada no local, poderá afirmar se os mesmos foram feitos ou não pelo mesmo, na época em que era vivo.
Visão geral da nave principal da Igreja.
OUTRAS IMAGENS DA IGREJA DE COCOCI/CE
referencias:
ROLIM, Vida e Obra do Padre. Edição Comemorativa aos 200 anos de nascimento do Padre Inácio de Sousa Rolim. Senado Federal, Brasília, 2000.
LEITÃO, Deusdedit. O Educador dos Sertões. Gráfica Estado do Piauí, Teresina, 1991.
PIRES, Pe. Heliodoro. Padre Mestre Inácio Rolim. 2ª ed. atualizada por; Sebastião Moreira Duarte. Gráfica Estado do Piauí, Teresina, 1991.
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