Virando as páginas do tempo, esse é o suntuoso Casarão da Boa Vista, onde no passado, foi residência do Coronel Zuca Peba. O prédio tem muito que o contar para justificar a sua sobrevivência. Ainda não demoliram, mas já foi bastante modificado, com a sua área encurtada para abrigar outras instalações, outros equipamentos empresariais e comerciais, obedecendo de certa forma a lógica do tempo e o rito moderno do crescimento urbano das Cajazeiras de hoje.
O casarão que é símbolo do que foi um dia coronelismo cajazeirense, segue varando o tempo e lutando contra os que já fizeram de tudo para ver a sua destruição, foi construído num passado remoto, onde a economia algodoeira e a pecuária bovina, puxava o progresso da cidade e contribuía para o fortalecimento ainda mais, do poder político dos coronéis e fazendeiros da região. Período áureo que alimentou o ego das oligarquias em Cajazeiras e que praticamente mandou e veio mandar no município por quase dois séculos.
Basta ver as duas fotos acima e
comparar as mudanças ocorridas. Da sua construção original só resta hoje
a Casa Grande - a esquina, pois os equipamentos de serviços, como,
armazém, depósito, dispensa e área de serviços que compõe os fundos do casarão,
boa parte já foram modificados ou demolidos. Uma prova que se dependesse dos
que não tem o passado como referência para contar a sua história, ele já
estaria no chão há muito tempo.
by. Cleudimar Ferreira
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
Um comentário:
eu gosto muito de casa antigo eu queria uma casa bem antigona porq eu amo ver e sabr quantas casa antiga tem em boa vista
Postar um comentário