domingo, 3 de agosto de 2008

NOS TEMPOS DA AUC



As semanas universitárias realizadas em Cajazeiras, oferecia a cidade uma semana de eventos culturais, como: palestras, seminários, exposições de artes, teatro, cinema, feira de artesanato, festival da canção e da poesia; torneios esportivos e bailes no Cajazeiras Tênis Clube, onde bandas da época como: Placa Luminosa, Impacto 5, Os Terríveis e Tuareg's, eram presenças obrigatórias e marcantes, que animavam as noites de festas de encerramento das Semanas Universitárias. 

Realizadas entre os começos dos anos 70 até o meio da década de 80, elas trouxeram a cajazeiras pessoas importantes das artes paraibanas e figurões da política estadual e nacional a exemplo de Ronaldo Cunha Lima e Roberto Freire, que durante os anos de chumbo, tornaran-se críticos ferrenhos do regime militar e mais tarde, galoparam no processo politico em prol da redemocratização do país. 

Os universitários com suas filmadoras Rolleiflex na mão e engajados com o pensamento “glauberrochiano”, enquadrou na cidade o debate sobre o cinema novo e no chamado ideais libertários, já que vivíamos em uma ditadura militar, protagonizada por sucessivos governos militares instalados, a partir de 1964, em Brasília. Daí vieram as exibições dos filmes de artes na Biblioteca Pública Municipal e a posterior fundação do Cine Clube Vladimir Carvalho. Bons tempos da AUC - Associação Universitária de Cajazeiras. 

Na semana universitária que foi realizada entre os dias 14 e 21 de julho de 1973, a AUC – Associação Universitária de Cajazeiras, mandou gravar nos estúdios da fábrica de disco Rozenblit, em Recife, um compacto simples com os hinos da AUC, com letra de Zélio Furtado da Silva e música de Custódio Feitosa, bem como um hino a Padre Rolim, com letra de Padre Gervásio Coelho e música do maestro Esmerindo Cabrinha. 

O disco compacto, não foi colocado à venda, mas distribuído gratuitamente para os universitário-sócio da AUC, escolas, emissoras de rádios, clubes sociais e pessoas consideradas (importantes) na cidade de Cajazeiras. Quem tiver guardado em casa, esse pequeno vinil, tem um tesouro, pois já se passaram 35 anos.

...e as semanas universitárias tinha um hino que a gente cantava assim:

Cajazeiras cidade que ensina 
Não esquece a sua tradição 
Anualmente realiza 
Uma grande promoção 

Semana universitária 
É integração 
Da cultura, do esporte e diversão 
Do universitário com o homem do sertão

Lá, lá, lá, ah, ah, ah...

Reunimos com paz e amor
E unidos com todos as irmãos
Alegria, alegria
Palpitando os corações

Semana universitária 
É integração 
Da cultura, do esporte e diversão 
Do universitário com o homem do sertão

Lá, lá, lá, ah, ah, ah...

Paraíba e todos Nordeste
Vive nossa realização
A AUC lhe agradece 
a sua participação

Semana universitária 
É integração 
Da cultura, do esporte e diversão 
Do universitário com o homem do sertão

Lá, lá, lá, ah, ah, ah...
Lá, lá, lá, ah, ah, ah...




INFORMAÇÕES SOBRE OS ANEXOS:

1. Cartaz de umas das semanas universitárias realizada em Cajazeiras. O cartaz foi produzido pela gráfica do Armazém Paraíba e Teresina-PI. Acervo: Cleudimar Ferreira.
2. Vídeo do acervo de Heraciel de Souza, publicado no youtube, mostra como era as Gincanas durantes as Semanas Universitárias.
3. Capa e contracapa do Compacto Simples, bem como os lado a A e B do disco, com os hinos da AUC e do Padre Rolim, gravado nos esdúdios da Rozenblit, Recife-PE.
4. Uma das páginas de um folder, com parte da programação de umas das semanas universitarias realizada entre os anos 1966-1971. Destaque na programação cultural: Palestra com o Governador João Agripino Apresentação da peça teatral "Morto sem Sepultura" e a exibição em um dos cinema locais do filme de arte: Divórcio à Italiana" de Pietro Germi. 
5. Marcílio Cartaxo, Antonio Rangel, Irlem Guimarães e Valiomar Rolim, durante o intervalo de uma das festas que sempre acontecia no Cajazeiras Tênis Clube, no encerramento das Semanas Universitárias. 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO





Nenhum comentário:

Postar um comentário