sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ab Imis Fundamentis

Desde os mais íntimos fundamentos. Casa Grande da Fazenda onde morou (século XVIII) Ana Francisca de Albuquerque e Vital de Sousa Rolim, pais de Inácio de Souza Rolim (Padre Rolim), fundador de Cajazeiras. Nas ilustrações abaixo, tanto na primeira - um desenho feito a bico-de-pena, como na outra - uma fotografia, possivelmente da verdadeira casa onde nasceu Padre Rolim, vê-se o galho de uma cajazeira que existia no local. A árvore deu origem ao nome da cidade. Já na terceira, outra foto produzida em época diferente, mostra residência de Ana Francisca em outro ângulo, com um anexo externo. A casa foi demolida para ser construído no local o Cajazeiras Tênis Clube - Um clube destinado ao lazer da elite cajazeirense.


 Ilustrações concebidas a partir da fotografia revelada por Mário Coelho



DATAS MAIS IMPORTANTE DA 
HISTÓRIA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS



Dia 22 de agosto de 1800 (data de nascimento do Padre Rolim)
Cajazeiras comemora o dia da cidade, no dia 22 de agosto, data de nascimento do Padre Rolim. Infelizmente os discursos proferidos neste dia anunciam que 22 de agosto é a data de emancipação política. (Profº José Antônio de Albuquerque)

Dia 10 de julho de 1876 (é o dia da cidade)
Nessa data Cajazeiras foi elevada a categoria de cidade através da lei provincial de nº 616, sancionada por Dr. Clementino da Silva, Presidente da Província da Paraíba

Dia 23 de novembro de 1863 (emancipação politica de Cajazeiras)
O município já criado através da lei provincial de nº 92, de 23 de novembro de 1963, também nesse mesmo dia, instalou a Câmara Municipal da cidade sob a presidência do Padre José Tomaz de Albuquerque, que foi o primeiro vigário da cidade.

FERIADOS - DATAS IMPORTANTES
22 de agosto - Dia do nascimento de Padre Rolim
15 de novembro - Dia da Padroeira de Nossa Senhora da Piedade
10 de julho - Dia da Cidade
23 de novembro - Dia de Emancipação Política de Cajazeiras
29 de junho - Dia dos festejos dedicados a São Pedro

DEIXE O SEU COMENTÁRIO




Nenhum comentário: